As principais diferenças entre modem e roteador

No cenário atual, percebemos como a internet vem sendo um veículo de comunicação muito importante, além de ser rápido e cada vez mais presente na nossa rotina. Há a internet fixa, para estabelecimentos ou para sua própria casa, e a móvel, que pode ser conectada em seu celular ou qualquer outro dispositivo móvel, facilitando para que você continue conectado.

Mas para ter essa conexão fixa ativa, são necessários dois equipamentos: o modem e o roteador. Esses equipamentos são os responsáveis por trazerem a conexão via cabo ou Wi-Fi. E você sabia que há diferença entre eles? Continue lendo este blog, pois falaremos sobre a diferença e a função de cada um.

Modem

O modem é o aparelho que leva a internet para a sua casa ou para o seu estabelecimento. Toda conexão física de rede como ADSL, cabo metálico, fibra óptica, etc, que vem da fiação externa, é feito por ele. Além disso, ele é responsável por distribuir a internet para um dispositivo externo, por padrão. Comumente, é fornecido pelas operadoras de internet, mas também é possível comprá-lo à parte, mas é importante que seja um modelo compatível com a sua necessidade.

Roteadores

Já o roteador é o principal componente que distribui a internet para um ou mais dispositivos, seja pelo cabo de rede ou pela rede WI-Fi. Além do mais, ele permite conectar dispositivos de uma rede interna entre si, possibilitando trocas de dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública.

Eles aparelhos contam com diversos recursos que melhoram a qualidade da rede, mas é fundamental que o seu roteador trabalhe com estabilidade e segurança para que não ocorram invasões na sua rede, portanto, seus dados estarão muito mais seguros.

Atualmente, existem dispositivos que são modem e roteador juntos, podendo ser muito eficaz para instalar nos estabelecimentos comerciais, na sua casa ou até mesmo em ônibus e demais veículos móveis. Uma dica que damos é para você investir em um roteador de alta performance, como os da Veronline. Assim, você terá muito mais qualidade e rapidez nas suas conexões.

Para saber mais sobre os nossos modelos disponíveis, acesse: http://bit.ly/2qnm6U1

Deixe um comentário